Basicamente há 2 posições corretas para dormir: A primeira é como na figura 1, ou decúbito lateral, onde um travesseiro preencha o espaço entre a cabeça e o colchão, mantendo a coluna vertebral alinhada.
Esse travesseiro deve ter de 8 a 14 cm de altura, dependendo do biotipo da pessoa. É indicado colocar um travesseiro de apoio entre os joelhos e entre os tornozelos para que haja um apoio firme e não repuxe a coluna vertebral da pessoa.
Com travesseiros de látex sintéticos, há um afundamento da espuma devido ao peso da cabeça sempre no mesmo local, e acontece o “afundamento” da cabeça em curto espaço de tempo. A cabeça então fica em posição “torta”, em completo desalinho com a coluna, resultando em torcicolos, dor nas costas, dor de cabeça devido ao fato que os músculos do pescoço comprimem as veias e as artérias da área, prejudicando a circulação e a pessoa acorda cansada e tudo isso pode desencadear uma hérnia de disco.
Com o látex vegetal, esse “afundamento” não ocorre, devido à sua estrutura molecular, muito mais apropriada a esse fim que o látex sintético, que possui uma estrutura que não aguenta uso contínuo, cedendo com facilidade.
A segunda posição correta para dormir é como na figura 6, em decúbito dorsal. O travesseiro deve ter em torno de 10 cm de altura, mais baixo que o usado na posição de decúbito lateral e embaixo dos joelhos deve ser usado um travesseiro que dê sustentação à coluna vertebral tornando a posição ideal para um sono perfeito evitando o desalinho da coluna vertebral.
O afundamento do travesseiro também provoca o desalinhamento da coluna vertebral, conforme mostra as figuras 3 e 4, com os mesmos efeitos já explicados acima.
Os travesseiros de látex vegetal associados a posições corretas proporcionam um grande conforto à pessoa, pois não é duro, nem muito macio, está na medida exata para uma noite bem dormida.